sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM DE LUTAS 21/08

INÍCIO DA AULA: Alongamento.
ATIVIDADE 1 : MÃE COLA AMERICANO
Foi utilizada esta brincadeira para aquecimento, onde o grupo  fugia de um aluno que tinha por objetivo tocar os indivíduos, e assim colá-los, fazendo com que ficassem parados no lugar com as pernas afastadas. Para ser descolado alguém deveria passar por baixo das pernas deste. 

Classificação: Jogos de Rapidez e Atenção
ATIVIDADE 2: MÃE COLA CAPOEIRA:
Nesta atividade os alunos teriam que fazer igual a brincadeira anterior, mas agora onde quem for colado devera ficar em posição de ''cocórinha'' e para descolar bastava outro colega fazer uma meia lua de frente sobre este. Nesta atividade trabalhou-se fundamentos de defesa e ataque.

Classificação: Jogos de Rapidez e Atenção
ATIVIDADE 3 : PIQUE BOLA
     Esta atividade é a mesma do pique bandeira, mas ela é adaptada com uma bola onde todos os participantes deveriam esta de 4 apoios e o objetivo da atividade era pegar a bola que estava dentro doa arco, no fundo do campo adversário e fazer com que ela chegasse, sem passes longos, até o seu campo. O objetivo é impedir que seus adversários também realizassem o feito. Para isso, permitiu-se o uso de técnicas de imobilização enquanto o adversário estivesse no campo contrário. 

Classificação: Jogos de Conquista de Território e Jogos para Reter/Imobilizar
ATIVIDADE 4: SUMOZINHO.
 Nesta atividade os alunos formavam duplas que ficavam dentro de um espaço delimitado, um pequeno quadrado, e ao sinal do professor deveriam tentar, empurrando o ombro ou cintura, deslocar seu parceiro para fora deste espaço. Nesta atividade pode ocorrer variações como: no início da atividade, permitir que apenas 1 pé permaneça dentro do quadrado; ou então tentar fazer com que o companheiro toque as costas no solo também.

Classificação: Jogos para Desequilibrar
ATIVIDADE 5: GOLZINHO DOS NÚMEROS
Formam-se duas equipes divididas em números iguais de participantes para cada lado da sala, onde cada um recebia um número e enfileirados em ordem numérica um ao lado do outro aguardavam ao chamado da professora que iria chamar um numero qualquer e ao sinal da professora os alunos com os números que a professora chamava deveriam pegar a bola que estava no meio (entre as duas fileiras), e fazendo o uso de quatro apoios (mãos e joelhos)  ou rolando para se deslocarem, deveriam encostar a bola no lado determinado como o da sua equipe para pontuar.

Classificação: Jogos de Conquista de Objeto e Jogos para Reter/Imobilizar
ATIVIDADE 6 : PRANCHA.   
Atividade onde foram realizados alguns movimentos para desenvolver o equilíbrio e a posição em que o indivíduo fica é de apoiado sobre as pontas dos pés e sobre as mãos (braços estendidos) e deverão realizar o movimento levantando o braço direito ao mesmo tempo da perna esquerda e alternar levantando o braço esquerdo e a perna direita. Também o aluno poderá caminhar na mesma posição de prancha dificultando assim o exercício.
ATIVIDADE 7 : BRIGA DE GALO.
Nesta atividade formam-se duplas, que deverão posicionar-se agachados tocando o chão apenas com os pés. O objetivo é derrubar sua dupla, fazer com que ela perca o equilíbrio e toque o solo com outras partes de seu corpo.

Classificação: Jogos para Desequilibrar
ATIVIDADE 8 : BICICLETINHA OU PÉ COM PÉ
Nesta atividade também formam-se duplas, e estas  sentados um de frente para o outro, sola do pé encostando a sola do pé da sua dupla, apoiando apenas o quadril no chão deveriam fazer com que seu adversário perdesse o equilíbrio e tocasse no chão com outra parte do corpo.
Classificação: Jogos para Desequilibrar
ATIVIDADE 9: ISOMETRIA
Atividade que trabalha o fortalecimento muscular abdominal dos alunos. Os mesmos ficaram em posição decúbito ventral, apoiado sobre as pontas dos  pés e antebraço sobre o chão fazendo com que seu corpo fique totalmente extenso formando uma linha paralela ao chão, como o exercício de prancha, também os alunos realizaram exercícios como o ''canivete'', e variando, pedindo para que escrevessem um número ou até mesmo o nome da pessoa com as pernas enquanto realizassem a isometria.
ATIVIDADE 10: COSTAS AO CHÃO.
Em duplas, os alunos deverão ficar sentados no tatame virados um de costa para o outro, ao sinal do professor os alunos poderão virar-se para o colega ficar de joelho e disputar o mini combate, o objetivo é colocar as costas do colega ao chão, não podendo dar as costa ao colega ou fazer movimentos que possa machucar o mesmo.
Classificação: Jogos de Rapidez e Atenção
ATIVIDADE 11: TOQUE DE COMBATE
Em duplas com os braços dados ao sinal da professora tinha que achar outra dupla para tentar toca-la, podendo ser com  a mão ou com o pé, onde tinha que defender e atacar, assim realizando ações motoras de tocar, bloquear e  esquivar. Depois de certo tempo variação com as duplas, onde uma ficava de frente e outra de costa com o braço dado.
 ATIVIDADE 12: PEÃO CAVALINHO.
Nesta atividade era em duplas onde um aluno era o peão que fica em cima e o outro aluno era o cavalinho que fica de quatro apoios. O objetivo de quem estava apoiado em cima de seu colega era imobilizá-lo e não cair e quem estava em baixa tinha que tentar derrubar o peão.

Classificação: Jogos para Reter/Imobilizar
TERMINO DA AULA: Alongamento.
TEMA: JOGOS DE OPSIÇÃO.
OS JOGOS DE OPOSIÇÃO SÃO CLASSIFICADOS EM :  

Jogos de Rapidez e Atenção
Jogos de Conquista de Objeto
Jogos de Conquista de Território
Jogos para Desequilibrar
Jogos para Reter/Imobilizar
Jogos de Combate
AÇÕES MOTORAS:
Ataque: Agarrar, desequilibrar, imobilizar.
Defesa: Resistir, bloquear, esquivar
DEFINIÇÃO DE JOGOS DE OPOSIÇÃO:
Em primeiro lugar é preciso deixar bem claro que para ser considerada como um Jogo de Oposição, uma atividade deve possuir dois tipos de ações: Ataque e Defesa.
Definem-se como atividades que envolvem técnicas de lutas com características lúdicas ou jogos de estratégias onde dois ou mais oponentes se colocam em atitudes de oposição, com igualdade   física para o combate, sobrepondo o espírito de combatividade e esportividade. (CARTAXO,p. 109).
Segundo Oliver (2000), os jogos de oposição podem ser aplicados nas escolas de forma que o aluno expresse seu ímpeto, mas através de condições seguras que permitam a liberdade da agressividade com reconhecimento e respeito ao outro. O jogo de oposição precisa de uma ação motora de ataque e defesa, ela transforma a briga em jogo com regras, onde as crianças podem expressar seu ímpeto em condições definidas e seguras não produzindo a derrota definitiva ou destruidora, mas para relativização da vitória, ajudam a dominar a incerteza no combate assistido por um professor árbitro, que garanta ao respeito, às regras e aos limites impostos. No Ensino Fundamental, propõe-se às crianças situações motivadoras que possam permitir, a descoberta das ações fundamentais das disciplinas de combate, a aplicação do modo mais diversificado possível, considerando as possibilidades motoras do momento e reutilizando-as em condições diferentes.
Fonte: OLIVIER, Jean-Claude. Das Brigas aos Jogos com Regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. parabéns pelas atividades,
    vou utilizar algumas para trabalhar o conteúdo.

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  3. Muito obrigada!! prova prática de lutas amanha. Vou usar algumas =)

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  4. parabéns pelo blog. me ajudou baste tenho prova prática de lutas na facul! obrigado

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  5. parabéns pelo blog. me ajudou baste tenho prova prática de lutas na facul! obrigado

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  6. Atividades bem interessantes, da para fazer bom uso de quase todas.

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  7. gostei bastante, achei bem legal, queria orientações e atividades para educação infantil nesse tema de lutas.
    Diana Melo

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